Restituição ITBI

O Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) teve sua base de cálculo alterada pelo Superior Tribunal de Justiça, quando do julgamento do Recurso Especial n.º 1.937.821 sob o rito dos recursos repetitivos (Tema 1.113 - STJ).

O Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) teve sua base de cálculo alterada pelo Superior Tribunal de Justiça, quando do julgamento do Recurso Especial n.º 1.937.821 sob o rito dos recursos repetitivos (Tema 1.113 – STJ).

De acordo com o STJ, o imposto deve ter por base o valor de transmissão do imóvel declarado pelo contribuinte, e não o valor atribuído ao bem pelo Município – conhecido como valor venal do imóvel.

O valor da transação indicado pelo vendedor goza de presunção de veracidade e apenas pode ser afastado pelo Fisco mediante instauração de processo administrativo próprio para tanto.

Em virtude do valor da venda do bem ser, via e regra, inferior ao valor estimado pelo Município, os contribuintes que pagaram ITBI com base em montante superior ao declarado no contrato – durante os últimos 05 anos (2017 a 2022) -, tem direito à restituição da diferença, acrescido de correção monetária.

Entre em contato para mais informações.

Facebook
Twitter
LinkedIn
mattosadvogados

mattosadvogados

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar utilizando o site, você concorda com nossa Política de Privacidade.